www.galeriavieiraportuense.net

www.galeriavieiraportuense.net
Organização:
Câmara Municipal de Chaves
Associação Chaves Viva
Galeria Vieira Portuense

A exposição inaugurar-se-á pelas 16,00 horas do próximo dia 29 de Março, na Cidade de Chaves, e está patente até dia 26 de Abril.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

133. Cássio Mello

"Dom Quixote" / Óleo s/ tela / 50x70 cm / 10.000,00€

Artista que se dedicou ao aspecto mais belo da natureza: A VIDA. Pesquisa e trouxe para suas telas a beleza, a força e a liberdade da vida selvagem.

Especialista em arte equestre, o artista nascido na cidade de São Paulo, revelou-se excente ilustrador de publicidade na década de 60. Até 1974 dirigiu sua própria empresa de propaganda, passando a dedicar-se, então, à pintura de animais, tema que o consagrou como o mais importante artista da América do Sul.
Suas inúmeras obras estão inseridas nos acervos do Jockey Club do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Curitiba-PR, cidade que possui também obras do artista na Câmara Municipal, no Colégio Militar, na Polícia Militar, na Universidade Federal do Paraná. Cassio Mello recebeu troféus e medalhas de salões de arte realizados em São Paulo, na França (Medalha de Ouro no Centro George Pompidou em 1984) e Portugal (Medalha de Prata no Salão Espelho D´Àgua em Lisboa, 1985). Possui suas obras incluidas nos livros "Arte e Gastronomia do Paraná", "Agenda do Tombamento Histórico do Paraná", "Pintores Contemporâneos do Paraná", editados pelo Solar do Rosário e nos livros "Anuário CCCC - Ministério da Agricultura-1977", "O turf no Rio de Janeiro" e "150 anos do Jockey Club de São Paulo".
O cavalo é retratado pelo artista com competência e dedicação em todas as modalidades: competição, esporte, criação, trabalho, estimação, passeio. O incentivo para criar e produzir sua obra, retratando o belo e nobre animal, das diversas raças, o artista recebe dos mais ilustres criadores, proprietários e admiradores do cavalo de raça.
- Retratou 13 animais reprodutores para o Posto de Monta de Campinas - SP, Brasil.
- Possui obras no acervo da Sede Social (Centro) do Jockey Club de São Paulo, Brasil.
- Retratou Mossoró, primeiro vencedor do GPBrasil de 1933.
- Aparece em 13 verbetes no livro "150 anos do Jockey Club de São Paulo"
- Possui mais de 10 obras inseridas no livro "O turf no Rio de Janeiro".
- Capas de Revistas: "Puro Sangue Inglês", "Turf e Fomento" "Quarter Horse", "Appaloosa", "Árabe".
- Painel Comemorativo dos 150 anos da Polícia Militar do Paraná, Brasil.
- Painel Comemorativo no Colégio Militar de Curitiba, Paraná, Brasil.
Atualmente vivendo na cidade do Porto, Portugal, Cassio Mello sente-se honrado pelo reconhecimento ao seu trabalho, no Brasil e no exterior.
O artista faz parte, com exclusividade, do elenco da Galerista, Escritora de Arte, Nóris Bargeno-Brasil e da Galeria Vieira Portuense, Porto, Portugal. Homeneageado com diploma do Exército Brasileiro, pela criação e confecção do painel cerâmico comemorativo dos 200 anos do nascimento do Marechal Osório e painél comemorativo dos 150 anos da Polícia Militar do Paraná, Brasil. Há mais de 30 anos, exibe um rico curriculo como um dos mais importantes pintores na especialidade de retratar animais de raça pura e animais selvagens. Autor de obras que retratam os mais famosos cavalos da raça puro sangue-inglês para os mais importantes criadores de âmbito internacional. Obras no acervo das sedes do Jockey Club do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba - Brasil e em colecionadores de paises da America Latina, Portugal, Inglaterra, Dubai, França (Midan).

sábado, 1 de fevereiro de 2014

132. JORGE MARQUES

“Naturália” / Acrílico, técnica mista s/ tela / 80x80 cm / 1.600,00€

Nasceu a 19 de Dezembro de 1966, em Vilar do Paraíso, Vila Nova de Gaia.
Autodidacta, Jorge Marques divide a sua actividade entre a música e a pintura, formas de expressão que o acompanham desde cedo, permitindo-lhe projectar-se em cenários onde o sonho e a fantasia se manifestam através de uma linguagem pictórica que se enquadra com a sua forma de estar na vida.
Paralelamente, tem uma carreira musical com mais de duas décadas e meia, como vocalista de uma das mais antigas e carismáticas bandas portuguesas de Heavy Metal, Tarantula.
Além de algumas dezenas de exposições individuais e colectivas já realizadas, tem participado em diversos eventos na área de animação e ocupação de tempos livres, sendo também responsável por diversos ateliers de pintura e aulas de canto. Participou também em teatro musical, tendo sido director vocal em musicais da Disney como "o Livro da Selva" e "Peter Pan".
No seu currículo constam também obras premiadas, ilustração de livros, capas de álbuns e a concepção de cenários.
Está representado em algumas colecções particulares em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em França, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos da América.


(este texto não foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico)