www.galeriavieiraportuense.net

www.galeriavieiraportuense.net
Organização:
Câmara Municipal de Chaves
Associação Chaves Viva
Galeria Vieira Portuense

A exposição inaugurar-se-á pelas 16,00 horas do próximo dia 29 de Março, na Cidade de Chaves, e está patente até dia 26 de Abril.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

1. SILVANA VIOLANTE

“Ballerina” / 110 x 80cm / Oleo s/tela / 2014

Nasce em Vittoria, Itália, a 2 de Abril de 1961, onde vive até tirar a licenciatura de professora de ensino primário e estenodactilografia. A luta da vida pelo dia a dia, obriga-a a emigrar pela Suíça, a Montreux e daí para Portugal, em Brito-Guimarães, onde hoje vive felizmente.
A sua inspiração artística deve-se a influência do pai, Violante Gaspare, Maestro de Arte da Academia Internacional de Roma, do qual recebe os primeiros ensinamentos do desenho e da pintura, já inatos em ela.
Dominando o óleo sobre tela o seu diálogo com ela, ultimamente, tem- se dirigido no figurativo: mulheres e gatos. Suas obras são cheias de luz e de uma sensibilidade que faz mesmo parte do interior da sua alma. A pintura é por ela, uma linguagem que permite exprimir emoções, pensamentos e carinhos escritos ou a escrever no livro da memória, pois a artista afirma: Pintar é como navegar nas páginas de um livro imaginário.
Obteve em Vila do Conde o Prémio Internacional Galeria Cais Art´s, em Alfena a Menção honrosa Grau Ouro e em Estoril a Medalha de Ouro Internacional
Expos as suas obras em varias salas de Portugal algumas das quais: Museu do Mar de Buarcos, Museu da Marinha Militar-Lisboa, Galeria Viera Portuense- Porto, Casa Museu Abel Salazar- Porto, Museu do Traje de São Brás de Alportel, Universidade Fernando Pessoa -Porto, Galeria Viera Portuense-Porto, La Galleria Italiana na Sede Ascip-Consulado Italiano -Porto, Auditório Camara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Bienal Internacional Mulheres d´Artes de Espinho, Galeria Mutualidade-Coimbra, Espaço Vivacidade-Porto.

 No estrangeiro: Roma- Itália; Bruxelas -Bélgica no Palácio dos Eventos de Isabel Pratt; Bienal Arte Contemporânea Brescia-Itália; Gallery Gunma-Ken- Ota-Shi- Japão.

Sem comentários:

Enviar um comentário