www.galeriavieiraportuense.net

www.galeriavieiraportuense.net
Organização:
Câmara Municipal de Chaves
Associação Chaves Viva
Galeria Vieira Portuense

A exposição inaugurar-se-á pelas 16,00 horas do próximo dia 29 de Março, na Cidade de Chaves, e está patente até dia 26 de Abril.

domingo, 8 de setembro de 2013

28. Gabriela Marques da Costa

“São rosas Senhor… São rosas!” – 2013 / Tapeçaria em técnica mista (lã merino/alpaca, seda e algodão) / 110 x 125 cm/ 1.000,00€

Gabriela Marques da Costa nasceu no Porto em 1980.
Formou-se em Pintura e Artes Plásticas pela Escola Superior Artística do Porto – ESAP, onde se especializou em Gravura, Litografia e Serigrafia. Cursou a Especialização em Conservação e Restauro de Pintura, pela Câmara de Comércio Italiana, bem como o Curso Técnico-Profissional de Artes e Indústrias Gráficas.
Do seu vasto curriculum, desde 1998, fazem parte várias exposições colectivas e inúmeras individuais, em variadíssimos locais de norte a sul do País.
É conhecida pelas suas assemblagens em técnica mista, bem como pelas suas tapeçarias. Contudo, não só as tintas fascinam a pintora mas também o mundo da lã. Os lanifícios sempre estiveram presentes na sua vida artística, desde tenra idade. O viver entre a cidade e a aldeia fez com que o gosto e a aprendizagem dada pelas suas matriarcas - tanto do tricô como na tecelagem em tear - fossem uma constante na sua vida. As tosquias das lãs das ovelhas, na aldeia, deram-lhe um gosto refinado pela tecelagem, sendo esta uma das suas grandes paixões hoje em dia. Assim, foi desenvolvendo técnicas próprias e aperfeiçoando as suas pinturas em lã. A abordagem artística do material em si - a lã – representa, acima de tudo, os costumes, as tradições e a cultura ancestral dos nossos avós. Desta forma, a artista pretende fazer não esquecer mas sim reviver os costumes estéticos e utilitários do dia-a-dia do Portugal recôndito e secular, que com o passar do tempo tem vindo a ser esquecido.
Quanto às suas temáticas, a pintora coloca a sua arte em favor da nossa História, homenageando, assim, nas suas telas e tapeçarias a História Lusa e os ícones portugueses vivos e/ou póstumos.
É intitulada pelo grande público como a artista da História Pátria.
Trabalha actualmente como artista plástica e Ilustradora de livros de cariz histórico.
As suas obras encontram-se representadas em inúmeras coleções particulares, em espaços públicos e diversas instituições de renome, bem como ilustrando variadíssimos livros. Salientando-se: Casa Real Portuguesa – Lisboa; Palácio da Independência de Portugal – Lisboa; Ordem do Carmo – Lisboa; Jornal As Artes Entre As Letras - Porto; Museu Municipal Carmen Miranda – Marco de Canaveses; Arquivo Municipal de Vila Viçosa; Universidade Lusíada – Lisboa; Mosteiro de Santa Clara e do Santíssimo Sacramento – Leiria; Colégio Internato dos Carvalhos – Vila Nova de Gaia, entre outros.
Esta artista foi reconhecida pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal – SHIP, no Palácio da Independência de Portugal, em 2010, pela sua arte em favor da História Nacional. Em 2012, foi distinguida e ingressou como membro-académico da ALA – Academia Letras e Artes.

Sem comentários:

Enviar um comentário